Aqui você terá acesso as últimas notícias sobre o Tricolor Gaúcho!
Nova etapa: Arena do Grêmio começa a receber cobertura
Primeira parte da estrutura metálica foi instalada na tarde desta segunda-feira.
Começa a cobertura da Arena do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio, Divulgação)
O Grêmio iniciou um passo importante nas obras da Arena. Às 14h30m desta segunda-feira (30/04), os dois primeiros módulos de estrutura metálica destinados para a cobertura do estádio foram içados e já estão devidamente posicionados no setor norte da futura casa gremista.
Para a fixação desta primeira parte foram necessários, aproximadamente, 60 minutos desde o momento em que o guindaste começou a erguer a estrutura até a sua fixação. As duas primeiras das 96 estruturas de sustentação que serão colocados na Arena mostram que a obra está realmente avançada e se aproximando do seu final.
Ao todo são 3.2 mil toneladas de estruturas metálicas para a cobertura que serão instaladas em módulos. O que foi visto hoje na Arena foi a instalação do módulo A da estrutura. O módulo B, a ser instalado posteriormente, será a parte que irá cobrir o público no estádio.
A estrutura já está visível para quem transita pela Freeway, na área norte da obra, parte que está mais avançada. A cobertura proposta pretende não só cobrir os espaços recomendados pela FIFA, mas sim, todos os lugares, protegendo todos os frequentadores da Arena.
Serão 3.2 mil toneladas de estruturas metálicas para a cobertura que serão instaladas em módulo
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio, Divulgação)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Grêmio aposta em gol fora para sair vivo de caldeirão do Fortaleza
Com melhor média da Copa do Brasil, time local usa pressão do PV.
Sob comando de Luxa, Grêmio tem 100% no Olímpico (Foto: Lucas Rizzatti/Globoesporte.com)
O Grêmio jogará o primeiro jogo das oitavas de final fora de casa, mas aposta na força do Olímpico para avançar na Copa do Brasil. É pensando em marcar ao menos um gol contra o Fortaleza, nesta quarta-feira, às 19h30min, que Vanderlei Luxemburgo espera não só sair vivo do caldeirão do Presidente Vargas bem como encaminhar a classificação às quartas de final.
A estratégia tem fundamento nos números. Com Luxa, o time está imbatível no Olímpico: sete vitórias em sete jogos, contando Gauchão, e invejável 100% de aproveitamento. O retrospecto como visitante tem ainda cinco vitórias, um empate e duas derrotas em oito partidas. Só não balançou a rede ao perder para o Pelotas.
- Vamos nos dedicar, agora, à Copa do Brasil. O time vai jogar pensando que são dois jogos obrigatórios. Então, conseguir um gol fora é fundamental. Vamos tentar trazer a decisão aqui para o Olímpico - comentou o treinador.
Luxa não cansa de repetir a necessidade de se adaptar à mudança, prevista em regulamento, na fórmula de disputa da competição. Agora, não há como eliminar o jogo de volta – se vencesse por dois gols na primeira e segunda fase aliviaria o calendário. Gol fora continua como critério de desempate.
O Fortaleza eliminou Comercial-PI e Náutico com vitórias em casa de 3 a 0 e 4 a 0, respectivamente. Nos dois jogos em casa, alcançou média de público de 15.163 pessoas. A capacidade do estádio é de 20.166 espectadores.
- Eles sabe usar muito bem a força da torcida. Precisamos de atenção o tempo todo - disse o auxiliar técnico Emerson da Rosa.
O Grêmio treina na tarde desta terça-feira em Fortaleza. O jogo de volta está marcado para dia 9 de maio. Quem passar enfrentará o vencedor de Portuguesa e Bahia.
Por GLOBOESPORTE.COM
Porto Alegre
-------------------------------------------------------------------------------------
Atitude de gandula no Engenhão foi legal. No Beira Rio, não, diz Gaciba
Comentarista de arbitragem do SporTV afirma que reposição de bola para o Inter foi mais rápida que para o Grêmio, o que não pode acontecer.
Os gandulas foram destaques nos clássicos do Rio de Janeiro e em Porto Alegre. No Engenhão, a reposição de bola rápida de uma gandula foi decisivo no primeiro gol do Botafogo sobre o Vasco. No Beira-Rio, o gandula colocou a bola em campo para uma cobrança de escanteio de Dátolo, do Internacional, no Gre-Nal.
Mas, para o comentarista do SporTVLeonardo Gaciba, as duas situações são completamente diferentes.
- O gandula existe para repor a bola com velocidade. Para os dois lados. Foi o que aconteceu no Engenhão. Eu já apitei lá, com esta equipe de gandulas. O mesmo critério é ultizado para os dois lados. No Beira-Rio, ele chega à beira do gramado e rola para o campo. A atitude não é a mesma para os dois lados. Provavelmente, isso será proibido nos próximos dias - disse Gaciba, em participação no "Redação SporTV" desta segunda-feira.
Vanderlei Luxemburgo é expulso após discutir com gandula (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)
O comentarista afirmou que o árbitro Márcio Chagas da Silva acertou ao anular a jogada e que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) pode evitar que a situação se repita nas duas partidas da final do estadual, entre Caxias e Internacional.
- A FGF tem a solução nas mãos. O artigo 19 diz que os gandulas são responsabilidade do mandante, mas, em caso de problemas, a Federação pode indicar o quadro de gandulas. Pode colocar gandulas "neutros" para os jogos de Caxias e Porto Alegre.
Por SporTV.com
Porto Alegre e Rio de Janeiro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Grêmio não teme pressão após perder 1º título no adeus do Olímpico
Em ano de inauguração da Arena, time ficou fora de final do Gauchão.
Luxemburgo se desentendeu com um gandula no
Gre-Nal (Foto: Lucas Uebel/Grêmio, Divulgação)
O ano de 2012 é para ser inesquecível para o Grêmio. Na temporada de despedida do Olímpico e mudança para a Arena, a direção abriu o cofre, contratou quase um time novo e estabeleceu como meta a retomada dos títulos. O Gauchão, o primeiro deles possível, foi por água abaixo com a derrota no Gre-Nal 392 e eliminação na tentativa de chegar à final contra o Caxias. Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana são as competições que restam no calendário azul.
Tal situação não muda o ambiente no Olímpico. Para o presidente Paulo Odone, direção, comissão técnica e jogadores não devem temer pressão pela retomada dos bons resultados:
- Não muda nada. Sempre haverá cobrança aqui. Temos é de melhorar e seguir em frente para conquistar o objetivo. Acho e espero que esta derrota não fique marcada ao ponto de nos prejudicar no futuro. Temos condições de nos recuperar”, disse Luxa.
Contratado em 23 de fevereiro, o treinador, ao substituir o demitido Caio Júnior, encontrou um elenco formado: dez jogadores foram contratados ao custo de aproximadamente R$ 18 milhões. Só indicou dois: Werley e Pará. E entrou na campanha de retomar conquistas para marcar a despedida da casa, que completa 59 anos nesta temporada, tanto que estrelou peça publicitária incentivando a torcida a se associar e a “viver o Olímpico”. O trabalho começou empolgante, porém, tem duas eliminações.
Perdeu nos pênaltis para o Caxias, na semifinal do primeiro turno, e na final do segundo estadual para o Inter. Em 15 jogos, soma 12 vitórias, um empate e duas derrotas. Tentará acabar com o jejum de títulos importantes de quase 11 anos (a Copa do Brasil de 2001 foi a última) no restante do ano. Se não conseguir, a segunda meta é se classificar para a Libertadores 2013.
Por GLOBOESPORTE.COM
Porto Alegre.
-------------------------------------------------------------------------------------
Grêmio fecha treino, abre no final e recebe apoio da torcida para clássico.
Luxemburgo esconde time e só mostra o trabalho recreativo à imprensa e a e cerca de 800 torcedores que cantaram para os ídolos no Olímpico.
Após uma hora de espera, torcida tomou as sociais no treino (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Assim como Dorival fizera no Inter, Vanderlei Luxemburgo fechou na tarde de sábado o último treino antes do Gre-Nal de domingo. Convicta de que os trabalhos seriam completamente abertos, a torcida do Grêmio foi em peso e ficou cerca de uma hora e dez minutos no pátio, em frente ao pórtico de entrada do estádio, à espera da abertura dos portões, sob frio e chuva.
Jogadores agradeceram ao apoio dos fãs
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
O treino deixou de ser secreto por volta das 17h10, quando imprensa e fãs tiveram acesso ao gramado principal. Mais de 800 torcedores deram um clima de jogo ao último aquecimento antes do clássico, com cantos e faixas. No entanto, a parte tática ficou em segredo. Só foi possível acompanhar o recreativo, conhecido como "rachão".
Ao final do treino, pelas 17h30, todos os jogadores foram às sociais para agradecer o apoio dos gremistas. A movimentação também foi acompanhada por Kleber. Em fisioterapia após cirurgia no tornozelo direito, o Gladiador assistiu aos trabalhos do colegas no banco de reservas. Deve voltar a treinar em menos de 60 dias.
Com os retornos de Mário Fernandes e Marcelo Moreno e sem poder contar com o suspenso Léo Gago, Luxemburgo pode levar a campo a seguinte escalação: Victor; Gabriel (Mário), Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Marquinhos (Vilson) e Marco Antonio; Bertoglio e André Lima (Marcelo Moreno). Foi o terceiro treino fechado consecutivo de Luxa na semana.
Torcida lotou o pátio do estádio e fez a festa antes da liberação (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Ingressos esgotados
Não há mais ingressos destinados aos torcedores do Grêmio para o Gre-Nal de domingo, que decide a Taça Farroupilha. Foram colocados à venda 2 mil bilhetes aos visitantes para o clássico no estádio Beira-Rio. Quem não for a campo poderá assistir pela televisão nos canais RBS TV e PFC 5. O GLOBOESPORTE.COM relata os melhores lances da partida em tempo real, com vídeos exclusivos.
O vencedor do confronto mede forças com o Caxias, que conquistou o primeiro turno, para o Rio Grande do Sul conhecer o campeão gaúcho de 2012.
Por GLOBOESPORTE.COM
Porto Alegre.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Treino ou momento? Pênaltis travam clássico à parte na semana Gre-Nal.
Inter leva larga vantagem sobre o Grêmio em decisões na marca da cal.
Caso Inter e Grêmio empatem nos 90 minutos neste domingo, no Beira-Rio, a Taça Farroupilha toma o rumo da marca da cal. É exatamente desse ponto do gramado que começa um Gre-Nal à parte. Do histórico às opiniões, uma possível decisão por pênaltis dominou a semana do clássico e instaurou a questão, bastante impulsionada pelo erro de Dátolo diante do Fluminense: é mais prudente privilegiar o cobrador mais equilibrado emocionalmente ou optar pelo jogador previamente destinado ao chute?
Até agora, a história registra uma supremacia total da parte colorada. Em cinco disputas de pênaltis com o maior rival, venceu quatro. Duas delas, só no ano passado. A primeira foi na mesma situação que se apresenta para domingo. Numa Taça Farroupilha e no Beira-Rio. Depois, conquistou o Gauchão em cobranças da marca da cal no Olímpico.
Por Lucas Rizzatti e Tomás Hammes
Porto Alegre.